O setor de serviços é um dos que mais crescem atualmente. E dentro dele se encontra também a odontologia. Para divulgar corretamente o seu consultório é fundamental que o dentista compreenda um pouco mais sobre o marketing de serviços.

Afinal, a sua base é um pouco diferente do marketing tradicional, já que a abordagem não está voltada para a venda de produtos, mas sim de serviços, que contam, sobretudo, com um viés diferenciado, já que a qualidade do bem ofertado está diretamente relacionada com a percepção de cada paciente.

Quer entender mais sobre o que é o marketing de serviços e de que forma aplicá-lo no seu consultório? Continue a leitura!

O que é o marketing de serviços?

Antes de qualquer coisa, é importante conceituarmos esse tipo de marketing. Podemos entendê-lo como um conjunto de técnicas e táticas que visam explicar o valor do serviço prestado e convencer os clientes a escolherem por determinada empresa em detrimento a concorrência.

Embora pareça algo simples, quando comparado ao marketing tradicional, esse tipo possui algumas particularidades que precisam ser entendidas e consideradas nas suas estratégias.

7 Ps

A diferença mais importante é o “7 ps” do marketing de serviços, em contrapartida dos “4 ps” do marketing tradicional. São eles:

  • produto: é o que o seu negócio vende, que nesse caso seriam todos os serviços ofertados pelo seu consultório;
  • preço: costuma ser bem mais desafiante para quem trabalha no ramo de serviços, já que a precificação deve considerar alguns fatores subjetivos, além dos valores da concorrência, tempo demandado para cada atividade, qualificação necessária, entre outros;
  • praça: refere-se ao local destinado ao trabalho, ou seja, a localização do seu consultório e toda a estrutura necessária;
  • promoção: todas as estratégias de comunicação usadas para atrair o seu público e divulgar os seu serviços, pensando desde a mensagem, até a linguagem e os espaços onde essas comunicações serão divulgadas;
  • processos: para que o seu paciente volte a fazer negócio com você é preciso ir além do que apenas finalizar o serviço, mas também atender as expectativas dele (ou superá-las). Por isso, é muito importante desenvolver processos internos que garantam essa satisfação;
  • pessoas: está relacionada a qualificação do pessoal que trabalha no seu consultório, que precisa ser treinado para satisfazer os seus pacientes e manter o padrão de qualidade da sua marca;
  • palpabilidade: como os serviços são intangíveis, é necessário oferecer algumas “pistas visuais” do que o seu paciente poderá esperar, visualizando, assim, o valor da sua oferta. Quanto mais “palpável” for o seu serviço, maiores as chances de venda.

Importância

Depois de ler toda essa parte técnica, você está achando que o marketing de serviços não é assim tão importante? Pois saiba que uma estratégia bem estruturada é capaz de gerar um impacto direto e positivo na imagem do seu consultório e também na satisfação dos seus pacientes.

Afinal, é por meio desse tipo de marketing que você conseguirá:

  • aumentar a visibilidade da sua marca;
  • atrair mais pacientes;
  • fidelizar os que você já possui;
  • aumentar as oportunidades de negócio;
  • apresentar os seus diferenciais;
  • se comunicar de forma mais adequada com os seus públicos.

O principal objetivo do marketing de serviços é entender as necessidades dos seus clientes, criar um relacionamento com essas pessoas e surpreendê-las positivamente, entregando um serviço superior ao que ela imaginava.

No caso dos dentistas, isso se configura em melhores resultados nos tratamentos (tanto estéticos como funcionais), além de um ótimo atendimento dentro e fora do consultório, considerando as preocupações, medos, receios e anseios dos seus pacientes, oferecendo um atendimento humanizado.

É justamente isso que gerará um relacionamento dessas pessoas com a sua marca, aumentando o grau de confiança, fidelização e até indicação do seu consultório para amigos, parentes e conhecidos.

Como fazer marketing de serviços em odontologia?

Já está convencido da importância de investir no marketing de serviços? Veja as dicas que separamos.

Entenda seus pacientes

Como você viu, o objetivo de toda estratégia de marketing de serviços é surpreender positivamente os seus pacientes. Mas não existe maneira de fazer isso se você não entende quem são essas pessoas e nem o que elas desejam.

Assim, comece do básico: fazendo pesquisas com seu público-alvo, que podem ser tanto formais, como informais, por exemplo perguntando aos seus pacientes o que eles consideram como um bom atendimento em odontologia, analisando os tratamentos que são mais procurados e buscando a excelência em todas as interações com essas pessoas.

Para isso, não se esqueça de treinar muito bem os seus colaboradores, como os recepcionistas, secretárias e técnicos, que, geralmente, costumam ser a primeira imagem do seu consultório.

Crie formas de relacionamento

Relacionar-se adequadamente com o seu público é a melhor maneira de manter a sua marca sempre fresca na memória dessas pessoas e, claro, aumentar o grau de satisfação dos seus pacientes.

Nesse sentido, você pode apostar em várias frentes, como:

  • redes sociais: é possível desenvolver conteúdos focados nas necessidades e dúvidas mais comuns dos seus pacientes, usando essas redes para disseminar informação, fazer enquetes e também ouvir seu público, respondendo aos comentários, dúvidas, mensagens e demais interações;
  • influenciadores: são aquelas pessoas capazes de levar outras para o seu consultório, como: celebridades, blogueiros e outros pacientes satisfeitos com o seu atendimento. É possível oferecer vantagens a essas pessoas em troca de indicações, como tratamentos mais baratos, antecipação no lançamento de serviços, brindes exclusivos, entre outros;
  • e-mail marketing: que tal criar uma lista de contato para seus pacientes e outra para os seus seguidores? Assim você poderá programar disparos com conteúdos informativos e exclusivos para cada pessoa envolvida com a sua marca;
  • mensagens personalizadas: para os seus pacientes, é possível enviar mensagens em datas especiais (como aniversário, natal, ano novo, etc.) e também lembrando das consultas, dos retornos ou simplesmente perguntando se está tudo bem com a saúde oral dessas pessoas.

Pense em programas de fidelização

Fidelizar os pacientes é um dos objetivos do marketing de serviços. E para isso é indispensável que, primeiro, essas pessoas estejam satisfeitas com o seu consultório e depois que você crie incentivos para que elas continuem retornando a sua empresa.

Os programas de fidelidade são ótimas maneiras de conquistar de vez esse público e existem várias ideias como: pontos, descontos por indicação, descontos progressivos, brindes, tratamentos grátis e assim por diante.

Entenda o que os seus pacientes enxergam como vantagem e ofereça esses “mimos” para aqueles que ajudam o seu consultório a crescer.

É claro que para que tudo isso funcione, você precisará fazer um ótimo planejamento e sempre ficar de olho nos resultados, pensando em novas formas de atender melhor e encantar os seus pacientes.

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