Muitos profissionais acreditam que apenas produzir o logo de odontologia já é suficiente quando o assunto é identidade visual. Mas, a verdade não é bem assim. Para garantir que esse investimento realmente trará benefícios, você precisa saber como usá-lo.

Será que o seu logotipo está sendo bem aplicado na comunicação e no marketing do seu consultório? Continue a leitura e entenda mais sobre esse assunto!

Mas antes de começar…

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A identidade corporativa e o logo de odontologia

A identidade corporativa está atrelada à essência da sua empresa, os seus valores, suas crenças e aquilo que ela é, enquanto um negócio. Se você pudesse atribuir qualidades humanas ao seu consultório, quais seriam elas? Como: modernidade, inovação, acolhimento, ética, etc.

Essa identidade deve ser incorporada por todos os seus colaboradores e identificada pelos seus clientes, que passam a se relacionar com o seu negócio justamente devido a esse conjunto de valores.

E como transmitir tudo isso? Por meio da sua identidade visual, ou seja, do seu logotipo, das cores e das formas como a sua empresa se apresenta. Além, é claro, da sua comunicação, como propaganda e marketing.

Ainda está confuso? Vamos a um exemplo prático. Suponha que o seu consultório queira ser conhecido como uma empresa moderna, ética e que se preocupa com o bem-estar dos seus pacientes.

Esses itens precisam ser demonstrados no logotipo, na tipografia e no conjunto de cores pensado para as suas comunicações e também para o seu consultório – de modo que seus pacientes, ao “baterem o olho” na identidade visual consigam compreender os valores do seu negócio.

O mesmo precisa ser feito com as suas propagandas e comunicações, como slogans, comerciais de rádio e TV, publicações nas redes sociais e assim por diante.

Não dá para esse consultório, por exemplo, usar nas suas comunicações imagens de clínicas antiquadas, já que ele se vende como um negócio moderno – e que, portanto, precisa usar técnicas igualmente diferenciadas, garantindo que a comunicação esteja de acordo com a mensagem e a identidade corporativa que ele deseja transmitir.

O mesmo deve ser feito com o logo de odontologia. É fundamental que as cores escolhidas, a tipografia, os desenhos e todos os elementos ajudem a transmitir essas sensações, estando tudo em harmonia e não causando dúvidas nos seus possíveis pacientes.

Como garantir a identidade corporativa?

Definir a identidade corporativa é essencial para uma identidade visual igualmente adequada. Mas não adianta nada você fazer um logotipo profissional e dentro da missão, visão e valores do seu negócio se você não usar esse elemento nas suas comunicações.

Tudo precisa estar unificado, garantindo que a mesma mensagem será transmitida ao seu público. Novamente, se a ideia é divulgar que seu consultório é moderno, não adianta montar um cartão de visitas com um design obsoleto ou fontes com caligrafia manual, por exemplo, porque isso causará uma confusão no seu público e diminuirá o grau de confiança dessas pessoas.

Manual de identidade visual

Assim, para que a sua mensagem seja transmitida de forma adequada, o mais indicado é criar um manual de identidade visual. Nesse documento, estarão descritas todas as aplicações do seu logo de odontologia – e como isso deverá ser feito.

Dessa maneira, qualquer peça de comunicação ou de marketing precisará sempre seguir as mesmas regras, garantindo identidade e unificação da sua mensagem.

Nesse material, estarão: as cores possíveis e variações, as aplicações do logotipo (vertical e horizontal), versões simplificadas (quando a impressão em cores não é possível) e as formas como o logotipo devem ser usadas.

Para consultórios maiores, com mais unidades, essa unificação é indispensável, afinal é ela que fará com que os pacientes identifiquem que determinada empresa faz parte de uma rede com quem eles estão acostumados a fazerem negócio.

Aplicações off-line

É preciso que o seu logotipo, as cores e todos os elementos gráficos sejam padronizados e aplicados:

  • na sua fachada;
  • na decoração interna do consultório;
  • nas propagandas (revistas, jornais, panfletos, etc.);
  • nos cartões de visita;
  • nas propagandas nos carros da empresa;
  • nos uniformes dos colaboradores e no seu próprio jaleco;
  • no receituário.

Aplicações on-line

Dentro do universo virtual, essa mesma padronização precisa acontecer, por exemplo:

  • nas comunicações nas redes sociais;
  • no seu site;
  • na assinatura em fóruns e grupos de discussão;
  • perfis e páginas em diversas redes sociais;
  • na assinatura do e-mail.

Invista também em um e-mail profissional

Se você deseja passar a imagem de profissionalismo, é importante que todas as suas comunicações sejam padronizadas. Isso significa também contar com um endereço de e-mail profissional, ou seja, diferente dos servidores gratuitos, como gmail, Yahoo, Hotmail, entre outros.

Além de garantir uma imagem mais adequada, você ainda terá acesso a outros benefícios, como possibilidade de integração com estratégias de marketing digital e de e-mail marketing, ampliando os seus resultados.

Como você viu, aplicar o logo de odontologia de forma adequada nas suas comunicações online e offline é indispensável para garantir a unidade da sua mensagem e se relacionar corretamente com seu público-alvo, divulgando os seus diferenciais e valores. Fazendo, dessa forma, com que o seu investimento traga os retornos esperados.

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