A decoração do consultório é um assunto muito importante, afinal ela é capaz de deixar os seus pacientes mais confortáveis, afirmar a mensagem da sua marca e até reduzir o medo que algumas pessoas podem sentir de ir ao dentista.

Se você anda sem inspiração, continue a leitura e veja as ideias criativas para o escritório de dentista que selecionamos e comece a atrair mais pacientes. Confira!

Preste atenção às cores

As cores são essenciais em qualquer decoração e precisam estar em sintonia com a sua marca, seus diferenciais e o seu público. Assim, o primeiro passo é entender quais são as tonalidades do seu logotipo e analisar de que forma utilizá-las na sua decoração.

 Fonte: Pinterest

Se a a marca do seu consultório conta com cores muito fortes, uma ideia é usar esses tons em alguns detalhes, por exemplo: uma manta no sofá da sala de espera, a moldura dos quadros ou até alguns dos móveis com essas cores. E deixar as paredes, o chão e o teto em tons mais suaves, favorecendo o conforto e o aconchego.

Apesar de muitos dentistas preferirem os tons mais neutros, você não precisa usar apenas o branco. Na verdade, brincar com outras cores ajuda a deixar o ambiente menos “hospitalar” e melhorar o sentimento das pessoas que ali se encontram.

 Fonte: Pinterest

As cores também devem ter sintonia com os seus diferenciais e com o público que atende. Um odontopediatra, por exemplo, pode ousar um pouco mais, usando tonalidades que lembrem a infância, como tons pastéis de rosa, roxo ou verde.

 Fonte: Pinterest

Enquanto alguém que atenda um público mais adulto ou idoso, pode lançar mão de algumas cores mais sóbrias e que ajudem a transmitir mais confiança, como azul ou cinza.

Crie uma ótima sala de recepção

A sala de recepção é o primeiro contato que as pessoas têm com o seu consultório e precisa ser aconchegante e confortável. Nem sempre os dentistas se atentam a esse ambiente e podem acabar criando sentimentos ruins nos seus pacientes, o que não é nada interessante.

 Fonte: Pinterest

Use este local de maneira inteligente, sempre pensando em possibilidades de oferecer mais conforto aos pacientes e acompanhantes. Você pode incluir uma TV, sofás e poltronas confortáveis (até com algumas almofadas), quadros bacanas na parede, uma estante com livros e revistas, água, café e Wi-Fi e investir em uma boa iluminação.

Se o espaço contar com janelas, aproveite a iluminação natural, que torna os ambientes mais aconchegantes. Só tome cuidado com a temperatura, que precisa estar sempre agradável.

 Fonte: Pinterest

Nas paredes, uma ideia bacana é investir em um papel de parede ou até uma textura, dando um destaque especial a alguma área do seu consultório. Aproveite esse ambiente para deixar a sua marca visível, incluindo o seu logotipo ou fazendo referência às cores da sua comunicação.

Novamente, foque no seu público-alvo. Se você atende crianças, crie um espaço para elas desenharem, ofereça gibis e outros atrativos para esse público (sem descuidar do conforto dos pais, é claro).

Uma ideia interessante é investir em um pouco de verde para trazer mais conforto, como vasos de plantas ou até um jardim de inverno.

Atenção redobrada no consultório

O consultório é o coração da sua clínica e por isso precisa de uma atenção redobrada. Não se esqueça, principalmente, da ergonomia, afinal você passará horas trabalhando nesse ambiente e precisa que tudo seja equipado de maneira a lhe trazer conforto e segurança.

Assim, fique atento à altura dos móveis, à distância entre eles (favorecendo a circulação), à iluminação e à facilidade para alcançar todos os materiais dos quais necessitar.

 Fonte: Pinterest

Além disso, pense também em como tornar o seu consultório mais aconchegante e menos “intimidador” para os seus pacientes. Uma boa escolha de cores é fundamental, evitando usar apenas o branco, que pode ser um pouco opressor.

Usar um papel de parede no teto, por exemplo, é uma maneira de ousar na sua decoração, sem criar um ambiente muito pesado. E, quando o seu paciente estiver deitado na sua cadeira, poderá apreciar as estampas, ficando mais calmo e tranquilo.

Outra possibilidade é investir em um papel de parede personalizado, com estampas que estejam relacionadas aos consultórios de dentistas, como dentes estilizados, escovas e outros itens mais “divertidos” (desde que, claro, isso esteja em sintonia com o tipo de público que você atende).

 Fonte: Pinterest

Uma tendência muito legal é usar revestimentos 3D, como o gesso, criando paredes diferenciadas e extremamente elegantes. Você poderá pensar também em uma iluminação que destaque esse detalhe, ajudando a passar ainda mais confiança no seu trabalho.

 Fonte: Pinterest

Lembre-se do poder dos acessórios como: vasinhos de plantas sob a sua mesa (cactos e suculentas são ideias ótimas e práticas), pequenos quadros nas paredes, tapetes e outros itens que ajudam a trazer mais aconchego.

Abuse das inspirações

Na internet, é possível encontrar uma gama variada de ideias criativas para o escritório do dentista. O Pinterest, por exemplo, é um prato cheio de inspirações.

Nós deixamos aqui alguns links que podem lhe interessar:

Com essas dicas, ficou mais fácil ter ideias criativas para o escritório do dentista? Aproveite e compartilhe nossas inspirações com os seus amigos de profissão!