O marketing nas redes sociais é um dos mais poderosos atualmente. E isso não é por acaso. Afinal, o Brasil é hoje o país da América Latina com mais usuários ativos nas principais mídias sociais, de acordo com os dados da Forbes.

Aproveitar todo esse potencial para divulgar corretamente a sua marca e atrair novos pacientes é o desejo de muitos dentistas. Mas, para conseguir atingir esses objetivos, é indispensável compreender muito bem esse fenômeno, analisar o posicionamento da sua marca e, claro, conseguir se destacar.

Parece algo muito complicado? Então continue lendo este post e veja as dicas e informações importantes que separamos!

Por que há tanto fascínio pelas redes sociais?

Você ainda é daqueles dentistas céticos que não acredita que o marketing nas redes sociais realmente traga benefícios ao seu consultório? Ou acha que isso é apenas um “modismo” e que rapidamente será esquecido?

Pois saiba que está na hora de rever os seus conceitos. Afinal, como dissemos na introdução, a cada dia mais pessoas usam as redes sociais para se conectarem não apenas com amigos e conhecidos, mas também com marcas e empresas, fazendo negócio com essas companhias.

Só para lhe ajudar a compreender a força dessas redes, veja alguns dados interessantes:

  • o Facebook possui 127 milhões de usuários ativos no Brasil;
  • o WhatsApp possui 120 milhões de usuários brasileiros (e 1,5 bilhão no mundo);
  • o Instagram conta com 50 milhões de usuários brasileiros e quase 800 milhões em todo o mundo;
  • o LinkedIn conta com mais de 500 milhões de usuários, sendo que, desse número, 45 milhões são brasileiros.

A popularização do smartphone tem contribuído para que cada vez mais surjam novos usuários conectados, aumentando exponencialmente o alcance da sua marca e das suas propagandas.

Ainda não está convencido? Pois saiba que cerca de 80% dos consumidores brasileiros costumam pesquisar na internet sobre um produto ou serviço antes de fechar uma compra. E se o seu consultório não está presente nas redes sociais, poderá perder uma boa chance de se destacar positivamente perante essas pessoas.

Qual a melhor rede social para o meu consultório?

Essa é uma dúvida muito comum que as pessoas que estão começando a investir no marketing nas redes sociais possui. A verdade é que não existe uma resposta padrão. Tudo dependerá do seu público-alvo e das particularidades da sua empresa.

Cada rede social possui características próprias e, portanto, atrai determinado tipo de público. Entender esses pontos é algo fundamental para transformar o seu marketing.

Veja algumas características das redes mais usadas.

Facebook

É a maior mídia social da atualidade, passando do 1 bilhão de usuários (e de longe a mais acessada no Brasil). Assim, é praticamente impossível pensar em uma estratégia digital sem estar presente nessa rede.

O primeiro passo é criar uma página de empresa para divulgar o seu consultório. Ou seja, nada de usar perfil pessoal. Afinal, somente assim você poderá desfrutar de todos os benefícios que a rede oferece, como: impulsionamentos, anúncios, segmentação de público e métricas.

O Facebook é muito recomendado para quem deseja criar engajamento com o seu público e promover discussões interessantes para a sua marca, além de poder ser usado para fazer um primeiro atendimento, por exemplo, tirando dúvidas dos pacientes ou agendando consultas diretamente pela rede.

Lembre-se que o algoritmo está sempre mudando – e cada vez mais é indispensável separar uma verba para anunciar ou impulsionar suas publicações, garantindo visibilidade.

Instagram

É a segunda rede social mais usada pelos brasileiros e que tem crescido significativamente. Ela se baseia no compartilhamento de fotos e agora de pequenos vídeos. Pelos dentistas pode ser explorada com imagens de tratamentos e tirando as dúvidas mais comuns dos seus pacientes.

Só fique atento para o Código de Ética, que barra aquelas “tradicionais” comparações de antes e depois. Prefira fazer pequenos vídeos explicando como os tratamentos funcionam ou até o que os pacientes podem esperar de determinada intervenção.

Para alcançar mais pessoas, invista no uso estratégico das hashtags, ajudando o seu público a encontrar posts sobre aquele assunto. O Stories também tem crescido bastante e pode ser usado para dar dicas rápidas, por exemplo: escovação, alimentos que mancham os dentes, como passar fio dental, etc.

LinkedIn

É uma rede social voltada para o universo profissional e corporativo. Pode ser usado pelos dentistas de forma estratégica: ajudando a fortalecer a sua marca e garantindo indicações de outros dentistas ou profissionais de saúde para o seu consultório.

Para isso, além de uma boa rede de contatos, a dica é investir na produção de conteúdo informativo e interessante, debatendo novas técnicas, tecnologias e assuntos relevantes sobre o seu meio. Lembre-se que você estará falando com outros dentistas ou especialistas no ramo da saúde (e não, necessariamente, com seus pacientes).

Os grupos também são ótimas maneiras de se destacar profissionalmente e, claro, ficar mais informado sobre as novidades do seu ramo de atuação.

Twitter

É uma maneira mais rápida de se comunicar e que tem sido usado pelas empresas, principalmente, como SAC, já que permite falar diretamente com a sua audiência e interagir de uma maneira mais rápida.

Para tornar o seu perfil mais forte, use hasthags relacionadas a discussões estratégicas sobre o seu meio ou para a sua empresa. Você também poderá usar o Twitter para divulgar o seu conteúdo de outras redes sociais.

Preciso estar em todas essas redes?

Não. Como você viu, cada uma delas possui características próprias. Assim, a primeira dica é entender quem forma o seu público-alvo e o que você deseja com a sua estratégia de marketing, definindo quais redes sociais são mais importantes para se atingir esses objetivos.

O Facebook é uma das mais essenciais e se no momento o seu investimento ainda é pequeno, concentre suas ações nessa rede. Depois, busque entender quais outras são mais acessadas pelos seus pacientes, fazendo uma pesquisa de opinião com eles.

Analise também qual tipo de conteúdo essas pessoas preferem e, claro, evite falar apenas de si mesmo. Crie dicas e outros posts que sejam mais informativos. O ideal é manter a proporção 80-20. Ou seja, 80% de conteúdo rico e interessante sobre o seu setor e 20% de posts voltados ao seu consultório, promoções e diferenciais do seu negócio.

As melhores redes sociais para odontologia ainda são o Facebook e o Instagram, mas claro, tudo dependerá das características do seu negócio. Se o seu consultório costuma receber mais pacientes por indicação de outros profissionais, por exemplo, pode ser mais interessante investir no marketing no LinkedIn, fortalecendo a sua imagem perante os outros dentistas, do que em redes que falem direto com os pacientes.

Qual a melhor maneira de divulgar meu consultório?

Já deu para notar que não existe uma “receita de bolo” quando o assunto é marketing nas redes sociais, não é mesmo? Afinal, o sucesso dependerá da sua capacidade de compreensão do seu público.

Entenda o seu público-alvo

Um dentista que trabalhe com o público jovem e adolescente, por exemplo, deverá pensar em formatos de publicação completamente diferentes daqueles que atendem adultos e idosos. Assim como as redes sociais e os horários de publicação também podem ser diferentes – e se você apenas seguir regras pré-estabelecidas poderá acabar pasteurizando a sua comunicação, sem atingir quem você realmente deseja.

Por isso, a primeira dica (e a mais valiosa) é entender quem forma o seu público-alvo e quais comportamentos essas pessoas têm na internet. Para descobrir isso, você pode tanto fazer pesquisas formais e informais com os seus pacientes, como analisar os seus principais concorrentes, identificando quais estratégias de sucesso eles têm usado.

Crie conteúdos interessantes

Entender o seu público também é importante para pensar no que e em como postar. O primeiro passo é sempre respeitar as características da rede social escolhida, sobre o que já falamos um pouco no tópico anterior.

Ou seja, se você está pensando em posts para o Instagram, evite textos muito longos (que nem são mostrados no feed) e invista em imagens ou pequenos vídeos mais atrativos.

No Facebook é possível trabalhar tanto com imagens, como vídeos ou textos. Geralmente, os posts com mais de uma mídia costumam gerar maior envolvimento. Porém, é importante que o seu público entenda o conteúdo como algo útil e interessante.

As dicas e principais dúvidas são as mais usadas e você poderá focar no estilo do seu público. Por exemplo, se o seu consultório trabalha com implantes, analise quais dúvidas são mais comuns aos seus pacientes e explore isso como posts. Assim, crie uma postagem explicando os tipos de implantes mais usados, ou fale sobre o porquê é essencial investir nesse tratamento.

Analise as métricas

As métricas são indispensáveis no marketing digital – e não é diferente com as redes sociais. São elas que indicam se o seu trabalho está realmente agradando os seguidores.

Aqui cabe uma ressalva importante separando as métricas de vaidade das que realmente são essenciais para a sua estratégia.

As métricas de vaidade são aquelas que apenas agradam o “ego” do dentista, mas que não trazem nenhum resultado real para o seu negócio. Por exemplo, o número de pessoas que curte a sua página ou perfil.

Ter muitos seguidores não necessariamente é um indicativo de sucesso, já que, pode ser que nem todas as pessoas recebam ou se envolvam com o seu conteúdo, ou ainda, muitos desses seguidores podem nem ser possíveis pacientes, já que estão em outras cidades ou estados distantes de onde você atende.

Por isso, as métricas de engajamento são mais importante, já que refletem o nível de envolvimento das pessoas com a sua marca. Elas são aquelas relacionadas a comentários, curtidas e compartilhamento dos seus posts.

Além dessas, atente-se também para o número de pessoas que deixam de seguir a sua página, pois isso pode indicar uma taxa de rejeição que precisa ser trabalhada.

Tenha uma comunicação profissional

É essencial que as redes sociais do seu negócio transmitam profissionalismo e segurança para o seu público, dando respaldo as informações que você transmite. Para isso, é imprescindível se atentar às imagens que você usa e também os textos ou a forma como edita os vídeos.

Sempre use o logotipo da sua empresa como imagem principal e preencha todas as informações de contato, com endereço, telefone e site atualizados.

Para os posts, evite usar imagens sem tratamento ou salvas do Google (já que muitas podem ter direitos autorais e comprometer o seu negócio). Se possível, trabalhe em parceira com uma agência para criar posts atrativos e que conversem com o seu público adequadamente.

Fique atento ao português e aos textos que compartilha, que precisam ter sintonia com a imagem da sua marca. E sempre responda às pessoas que perguntam ou mencionam a sua página.

Evite o mau comportamento

Todos os lugares possuem regras de conduta as quais devemos seguir, e nas redes sociais isso não é diferente. Algumas recomendações importantes são:

  • evite “floodar”, ou seja, não poste conteúdos repetitivos em um período muito curto;
  • não fique muito tempo sem postar ou interagir com os seus seguidores;
  • não use imagens com direito autoral sem prévia autorização;
  • não implore curtidas na sua página, faça um bom trabalho com conteúdos interessantes que logo os likes virão;
  • não exagere nas hashtags;
  • cuidado com as notícias falsas e antes de compartilhar algo polêmico sempre pesquise a fonte daquela informação;
  • evite bate bocas e conflitos desnecessários nos comentários, se for o caso, envie uma mensagem privada ao usuário para resolver algum mal-entendido.

Como alavancar o Instagram?

O Instagram é uma rede social que tem crescido bastante não apenas em número de usuários, mas também em importância para os dentistas. Veja algumas dicas para melhorar o seu marketing.

Hashtags

São usadas para categorizar as imagens dentro do Instagram e ajudam os usuários a encontrarem postagens sobre determinado assunto do seu interesse. Por isso, use-as com sabedoria.

Separe uma média de 5 hashtags que tenham relação com a sua postagem e evite o exagero. E, claro, não use aquelas que não tenham nenhuma relação com o seu conteúdo apenas porque estão “em alta”, já que isso causará rejeição do público.

Stories

Essa é uma das funcionalidades que mais atraem likes e seguidores atualmente. Por isso, ela é altamente indicada. Ela funciona como uma timeline separada ao Instagram tradicional e as publicações têm duração de apenas 24 horas.

Você pode usá-las para mostrar de perto alguns tratamentos sendo feitos, tirar dúvidas de pacientes ou até promover pequenas entrevistas com outros profissionais, buscando criar mais interatividade com o seu perfil.

IGTV

É mais uma novidade do Instagram e permite a postagem de vídeos mais longos que os do Stories (de até 60 minutos). Como os vídeos geram mais envolvimento, usar essa ferramenta é muito indicada.

Você pode seguir a mesma linha do stories, só que trabalhando vídeos com conteúdos mais aprofundados. Sempre buscando dar dicas e conselhos que sejam mais úteis a quem lhe segue. Uma boa dica é ficar atento aos comentários que recebe, já que lá podem estar pautas bem bacanas de serem exploradas.

Instagram ADS

O Instragram também permite a realização de anúncios, o que é feito pela sua conta no Facebook ADS. Essa é uma oportunidade de promover ainda mais a sua página e atrair mais seguidores. Use a ferramenta de anúncios para personalizar o seu público e atrair mais cliques.

Como você viu, falar sobre marketing nas redes sociais é algo bastante amplo e não existe uma fórmula mágica que funcione da mesma maneira para todos os dentistas.

A principal dica é sempre entender quem forma o seu público, analisando as suas preferências, redes sociais que mais usam, horários em que estão conectados, principais dúvidas e tipos de conteúdo que preferem.

A partir de então será mais fácil criar uma estratégia realmente sólida e que esteja em sintonia com os seus objetivos de marketing que podem ser: aumentar a penetração da sua marca, conquistar novos pacientes, melhorar o relacionamento com o seu público, destacar o seu consultório perante a concorrência, entre outros.

Depois dessas dicas, ficou mais fácil pensar na sua estratégia de marketing nas redes sociais? Se você precisa de uma ajuda profissional para garantir resultados ainda mais precisos, entre em contato e saiba como podemos ajudá-lo!