Era uma vez uma Dentista*. Ela conhecia o Marketing Pessoal e sabia da importância da Consciência de Marca.

Mas tinha muitas dúvidas sobre como aplicá-la na sua profissão.

Mas anunciar o que?

Divulgar como? – pensava Jaqueline*.

Neste momento vou lhe fazer uma pergunta:

Já pesquisou sobre como anda o brand awareness do seu consultório ou serviço médico? Já ouviu falar sobre Consciência de Marca?

Mas qual a relação disso com marketing pessoal? – você me pergunta 

Espere, vamos chegar lá, mas antes, precisamos conversar um pouco sobre estratégia…

São elas (essas estratégias) que vão lhe ajudar a trabalhar a sua imagem no mercado. Elas podem torná-lo(a) uma referência, um(a) profissional de qualidade reconhecida.

E isso não é tão difícil quanto parece!

Jaque, aquela nossa amiga*, uma vez leu:

O seu sucesso vai depender de quanto seus clientes o reconhecem como uma grande marca.

Neste dia ela percebeu que que:

Investir em Marketing também é investir em nela!

Um grande erro dos profissionais está em acreditar que o marketing é feito apenas por grandes empresas para vender seus produtos.

Um erro extremamente comum e que traz grande danos à sua carreira.

Mas como faço Marketing Pessoal na Odontologia?

A primeira coisa é atentar para o fato que ele não é feito somente através de campanhas publicitárias.

É trabalhado com base nas suas qualidades e precisa ser aplicado em todo o seu cotidiano profissional.

Ele é portanto um conjunto de estratégias que visam atribuir valor a sua imagem.

Quem for por ele impactado deve lhe ver de uma maneira sempre positiva.

Marketing de Fingimento?

Neste exato momento você pode estar se perguntando:

Devo fingir ser quem eu não sou?

Não, muito pelo contrário!

O que estamos falando é que as suas habilidades, técnicas e qualidades é que devem ser ressaltadas. Elas serão suas maiores divulgadoras.

Então vamos lhe dar algumas dicas de como aplicar o marketing pessoal criando consciência de marca na Odontologia.

O Marketing Pessoal e Consciência de Marca para Dentistas.

Seja Natural

Ninguém gosta de conviver com falsidade. Isso é um fato.

Ser educado e cordial é completamente diferente de fingir algo que você não é.

Não dá para escolher paciente, isso é certo mas isso não significa que você precisa fingir quem não é. Ser cordial é uma coisa, outra bem diferente é criar um personagem para encarnar no trabalho.

Talvez faça mais sentido ser o que você é (ou pelo menos a melhor versão de você) do que vender uma imagem irreal e ter que sustentá-la pelo resto da sua carreira.

Seja pontual

Vamos ser sinceros: nós brasileiros adoramos nos atrasar. Isso é cultural?

Talvez, mas causa transtornos a todos.

Quando falamos de construção de marca pessoal, poucas coisas ferem mais a sua imagem do que um atraso.

Muitos especialistas afirmam que “estar no horário é chegar 5 minutos adiantado.”

Isso pode até ser um exagero, mas uma coisa é certa: se você fizer seu paciente esperar muito vai ter que lidar com alguém irritado! E sua imagem já está arranhada.

Tenha iniciativa

Quem contrata um profissional e ganha um parceiro nunca mais o esquece.

Ter iniciativa faz bem para você quem tem seu próprio consultório e aprende mais sobre finanças por exemplo, ou para você que é contratado, e auxilia seu chefe numa hora de necessidade.

Conhece-te a Ti mesmo

Quem você é?

O que sabe, o que gosta, quais suas deficiências?

Já ouviu essas perguntas numa entrevista?

E como respondeu? Você sabe quem é? Se conhece?

Só quem conhece a si mesmo é que consegue construir sua marca pessoal baseada na realidade do seu ser.

Saiba ouvir

A relação profissional fica mais tranquila e harmoniosa quando aprendemos uns com os outros.

E saber ouvir faz parte deste processo.

A grande maioria das pessoas dá muita importância a pessoas que são boas ouvintes. Na hora de estabelecer uma relação de confiança com alguém, conhecê-la muito bem é o primeiro e grande passo.

E você só consegue isso se souber ouvir o que ela tem para lhe dizer.

Atualize seus conhecimentos

A sua marca pessoal pode ter todos os elementos acima, mas ela se completa quando você tiver o que dizer.

Os seus conhecimentos são o seu mais importante ativo. São eles que vão ter impacto real na sua profissão e podem resultar em mudanças nas vidas de seus clientes e pacientes.

Nunca pare de aprender e implementar o que sabe no sua profissão. E nunca se esqueça de compartilhar!

Marketing pessoal com conteúdo

Apesar do corpo sempre estar em evidência, é a alma que eleva o ser humano ao sucesso.

Portanto, marketing pessoal não é apenas aparência (roupas, acessórios, postura, etc.), mas principalmente o conteúdo.

É como uma fruta: ela deve ser bonita e fresca por fora, mas também precisa ser saborosa e saudável por dentro.

Seja otimista, entusiasme as pessoas com seus pensamentos positivos e motivadores.

Ilumine o ambiente, seja humilde, generoso e tenha carisma. Saiba usar sua comunicação, seja um ávido amante do aprendizado, valorize seu networking, esteja presente nas redes sociais, cuide o que você publica e, principalmente, seja você mesmo!

Todas estas práticas trarão resultados à longo prazo mas existe outra forma de aumentar sua visibilidade:

Criando consciência de marca

Consciência de Marca, ou no inglês “brand awareness”, é uma métrica que mede o quanto e como uma marca é reconhecida pelos consumidores.

Este indicador serve para analisar como as empresas são associadas aos produtos/serviços que comercializam.

Ganhar notoriedade e ser bem lembrado pelo seu público-alvo o tornará diferenciado no mercado.

Quanto maior e melhor for a consciência de uma marca, mais valor ela terá no mercado e menos dependerá de outros fatores — como preço, conveniência e características técnicas — para convencer os consumidores a comprarem seus produtos.

Para você entender melhor, trouxe alguns exemplos de marcas que obtiveram sucesso com sua notoriedade, sendo elas, referência aos seus produtos.

São elas:

  • Nescau (quase um sinônimo para achocolatado em pó);
  • Bombril (como chamamos “esponjas de aço”);
  • Cotonetes (ou “hastes flexíveis com ponta de algodão”);
  • Band-Aid (outro nome para “curativos adesivos”);
  • Gilette (somente uma marca de “lâmina de barbear”);
  • Leite Moça (referência para leite condensado).

Entre tantas outras que fazem parte do nosso dia-a-dia.

A consciência de marca aplica-se tanto para produtos quanto para serviços e é importante por que aumenta sua notoriedade fazendo com que o cliente lembre-se de você ao necessitar de seus serviços.

Para o Dentista que tem sua marca entre as mais lembradas pelo público, seus resultados de vendas costumam ser melhores do que as outras que são pouco recordadas.

Ser uma referência inicial faz as pessoas terem mais confiança na qualidade do seu serviço e eleva o alcance de sua marca.

Qual sua relação com o Marketing Pessoal?

E como eu crio Consciência de Marca?

Ambas são estratégias que trabalham, nada mais nada menos que, a sua imagem.

Primeiramente, tenha uma marca profissional e uma identidade visual diferenciada.

Faça com que seus clientes vejam seu logotipo! Coloque-o na porta, no balcão, na televisão, na capinha do celular. Distribua canetas, panfletos, cartões de visitas e eles não esquecerão de você!

Crie uma imagem visual na mente dos seus clientes e faça com que eles interajam com ela.

Crie programas de indicação para conseguir novos clientes. E com um bom marketing pessoal, imprima uma personalidade única para a sua marca, diferenciando-se dos concorrentes.

Qual sua característica que o difere de outros profissionais?

Use-a como seu guia. Esteja presente nas redes sociais, promova conteúdo. Conteúdo até mesmo sobre você!

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*Esta dentista é a Jaqueline, nosso personagem aqui do Blog da Odontologia. Você pode conhecer ela lendo o post: Como criar um logotipo pode ajudar meu consultório? – A história de Jaqueline