Nós já abordamos aqui no blog várias vezes a importância da construção da sua marca, tornando o seu consultório e os seus serviços de odontologia muito mais profissionais. Porém, a construção de uma marca não envolve apenas o desenvolvimento do logotipo – é preciso pensar em todas as formas de comunicação do seu negócio.

Nesse sentido, é fundamental pensar na importância do e-mail corporativo e de como o uso dele pode ajudar a tornar o seu consultório mais profissional e respeitado pelos seus pacientes e também por todos que se envolvem com a sua marca, como fornecedores e outros profissionais.

Quer saber mais sobre a importância do e-mail para o seu consultório? Continue a leitura.

O que é o e-mail profissional?

Antes de falarmos da importância do e-mail profissional, é fundamental definirmos o que ele é, já que esse é um assunto que pode causar dúvidas em algumas pessoas.

Quando falamos em e-mail profissional estamos nos referindo aquele que tem como domínio o nome da sua empresa, por exemplo fulanodetal@odontocenter.com.br.

Esse tipo de e-mail somente é conseguido quando você tem um domínio na internet, ou seja, um site e o nome usado no e-mail pode ser o mesmo do endereço do seu site.

Quais os problemas de eu não ter um e-mail profissional?

Apesar de o marketing digital estar em alta, muitas pessoas ainda acreditam que contar com um site ou até mesmo um e-mail profissional é algo desnecessário, colocando a credibilidade das suas empresas em risco.

Um e-mail gratuito (como do Yahoo, do Gmail ou do Hotmail) pode acabar passando aos seus pacientes a imagem de que o seu consultório não é profissional, e que, portanto, os serviços que você presta não são de qualidade.

Afinal, hoje em dia é muito fácil e acessível ter um e-mail profissional e se mesmo assim você continua usando as opções gratuitas, pode ser porque o seu negócio “esteja mal das pernas” ou não se preocupe com a imagem e o relacionamento com os pacientes.

e-mail profissional para dentistas
Dentista, transmita mais credibilidade com um email profissional.

Além desse problema grave de imagem, os e-mails gratuitos ainda:

  • têm maiores chances de caírem no SPAM dos seus pacientes ou fornecedores;
  • não possuem facilidade para a escolha do e-mail, acarretando em e-mails longos ou difíceis de serem lembrados (dificultando para o seu paciente entrar em contato com você);
  • menos recursos de armazenamento;
  • dificuldade de padronização, já que cada funcionário usará uma conta própria e quando eles saírem da sua empresa, essas informações poderão ser perdidas;
  • dificuldades de criação de campanhas de marketing e até de segmentação das informações recebidas por e-mail.

Quais as vantagens e a importância do e-mail profissional?

Depois de ler o tópico anterior, você já deve ter notado a importância do e-mail corporativo para o seu negócio, não é mesmo? Veja alguns diferenciais importantes em detalhes.

Possibilidade de integração com novas tecnologias

Os e-mails evoluíram e hoje eles são a base de diversas estratégias de marketing digital. No mercado, é possível encontrar várias ferramentas que permitem saber tudo o que acontece dentro do e-mail, facilitando o contato com os clientes, ajudando a engajar essas pessoas e aumentando as chances de fechar negócio com elas.

Mas, tudo isso apenas é possível se você tiver um e-mail profissional, caso contrário não poderá usar nenhuma dessas possibilidades – e como resultado poderá ter uma estratégia de marketing que não traz resultados.

Mais confiança

Talvez essa seja a principal importância do e-mail profissional. Afinal, ao receber um e-mail assim, o seu paciente ou fornecedor já sabe com quem está falando e tem certeza de que aquele e-mail não é SPAM, contém vírus ou outras ações maliciosas.

Além disso, a imagem que você passa ao investir em uma comunicação profissional é muito melhor, dando a entender que o seu negócio é sério, confiante, seguro e próspero – e não alguém que está começando ou não é profissional de verdade.

Maior espaço de armazenamento

Hoje muitas das nossas informações são guardadas no e-mail, justamente pela facilidade. Afinal, quantas vezes nós não enviamos um e-mail para nós mesmos apenas para guardar determinado arquivo?

Porém, os e-mails gratuitos têm uma limitação de espaço, enquanto os e-mails profissionais não contam com isso, evitando que você deixe de receber um e-mail importante porque sua caixa de entrada estava cheia.

Além disso, você ainda poderá criar pastas específicas e filtrar os recebimentos, tornando mais fácil e simples encontrar tudo o que precisa, otimizando a sua rotina.

E-mails profissionais para todos os seus funcionários

Se você tem outros funcionários que usam o e-mail para se relacionar com clientes e fornecedores, como cotando preços, oferecendo informações ou marcando consultas, é interessante ter um e-mail específico para cada um deles.

Com um e-mail corporativo, você poderá criar vários e-mails sempre com a mesma informação depois do @. Por exemplo: recepcao@odontologia.com.br; drjoao@odontologia.com.br e assim por diante.

Se esses funcionários deixarem a sua empresa, todas as informações ficam armazenadas no e-mail e outro funcionário poderá usar o mesmo domínio para continuar o trabalho.

Melhora a reputação na web

Quando você troca e-mails com o seu domínio próprio, sua marca é fortalecida na internet, aumentando a autoridade do seu domínio e gerando mais credibilidade.

O que isso significa? Que você poderá pensar em estratégias mais ativas de captação de clientes usando o e-mail, sem que os seus envios sejam marcados como SPAM e o seu site também começa a ganhar autoridade, sendo melhor classificado nas pesquisas em sites como o Google.

Depois de ler este conteúdo, você já está convencido da importância do e-mail profissional? Então entre em contato e descubra como podemos ajudá-lo!