O marketing, infelizmente, ainda não é uma das preocupações de muitos dentistas. E com isso não são raros os profissionais que sentem dificuldades em captar novos pacientes e até em fidelizar aqueles que já possui.

Entender o básico sobre essa área é indispensável para qualquer empreendedor – e não pode ser diferente quando falamos sobre clínicas odontológicas.

Se você quer começar a atrair mais pacientes, veja essas dicas essenciais de marketing para aplicar hoje mesmo!

Lembre-se do 5P’s

Qualquer estratégia de marketing sempre se baseará nos 5P’s, que também deverão ser usados no caso dos dentistas. São eles:

  • ponto: analise a sua clínica e tenha a certeza de que ela está de acordo com o público que você deseja atrair. O que pode ser modificado para melhor? Como segurança, estacionamento, conforto, decoração, fachada, identidade visual, etc. Além disso, a localização é essencial para que seus pacientes encontrem o seu consultório com facilidade;
  • preço: preço bom é aquele que cabe no bolso do paciente. Por isso, a faixa média dos seus serviços devem estar de acordo com o mercado e também com o seu público-alvo. O controle de custos é indispensável para conseguir cobrar um preço mais atrativo sem colocar em risco as finanças;
  • promoção: sem propaganda, dificilmente você atrairá novos pacientes. Além de buscar melhorar as indicações, é fundamental estar atento ao relacionamento com seus pacientes. Quanto mais satisfeitos eles estiverem, maiores as chances de indicarem seus serviços;
  • pessoas: a sua equipe também é o espelho do seu consultório. Não adianta você ter ótimas especializações, se quem lida com seus pacientes é despreparado. Ofereça treinamentos aos seus colaboradores e boas condições de trabalho.

Pense no marketing de relacionamento

Buscar manter um relacionamento positivo com seus pacientes é extremamente importante. O marketing de relacionamento é indispensável em qualquer setor, mas nos ramos da saúde ele é ainda mais essencial.

E isso não significa apenas o relacionamento dentro do consultório. Vale à pena investir em um canal direto com seus pacientes e em ações pontuais, por exemplo, ligar após um procedimento para saber se tudo está correndo dentro do esperado, se existem dúvidas sobre as recomendações e se o paciente está satisfeito com o serviço prestado.

Você ainda poderá investir no e-mail marketing para enviar mensagens personalizadas no aniversário, lembretes de consultas e retornos, pesquisas de satisfação e assim por diante.

Quanto mais próximo for esse contato, maior será a confiança do paciente em você e mais bem recepcionado e atendido pela sua clínica ele se sentirá – aumentando as chances de fidelização e, claro, dessa pessoa indicar os seus serviços.

Invista no marketing digital

O marketing digital não é um “modismo” como muitas pessoas podem pensar. Afinal, a internet veio para revolucionar a maneira como nos comunicamos – e praticamente todo mundo usa o smartphone para pesquisar sobre empresas e serviços.

Se você não está na internet, já pode estar perdendo pacientes. Comece do básico, criando um site da sua clínica, que seja responsivo e que forneça informações suficientes sobre quem você é e o que faz.

Depois, marque presença nas redes sociais que seus pacientes mais usam, criando conteúdo interessante e envolvente, por exemplo, tirando algumas dúvidas mais comuns que você nota no seu consultório, explicando sobre tratamentos, trazendo novidades do universo da odontologia e assim por diante.

E, claro, não se esqueça de interagir com o seu público, respondendo aos comentários e as mensagens.

Outra opção é usar o marketing de conteúdo, incluindo um blog no seu site e produzindo conteúdo informativo para o seu público e de acordo com as palavras-chaves mais buscadas no seu nicho.

Você também poderá produzir e-books e capturar o e-mail de contato das pessoas que baixarem esse material, dando início a um relacionamento via e-mail marketing, indicando novos conteúdos bacanas no blog e até promoções da sua clínica.

Não se esqueça do marketing offline

Ainda que o digital esteja cada vez mais presente na nossa rotina, é inegável que o marketing tradicional também possui a sua força. E existem muitas ações que você poderá fazer no mundo “offline”.

Um cartão de visitas atraente, panfletos sobre a sua clínica para serem deixados em parceiros estratégicos, participar de eventos sobre o seu setor, oferecer palestras e conceder entrevistas à imprensa, por exemplo, são ações interessantes, que aumentam o seu networking e o poder de penetração da sua marca.

Cuide da sua identidade visual

Falando em marca, para o marketing, ela é a essência do seu negócio – capaz de se comunicar diretamente com o seu público, informando sobre quem é a sua empresa e o que ela promete fazer de diferente.

Mas, como conseguir isso com uma identidade visual desatualizada ou amadora? Se você não cuida da sua comunicação visual, dificilmente conseguirá atrair novos pacientes.

Afinal, muitas pessoas podem desconfiar da sua credibilidade, já que a sua propaganda diz que você é especialista em determinado setor, mas a imagem que você passa com a sua marca não é condizente com esse discurso.

Marketing para obter mais pacientes

Como você viu, existem muitas estratégias de marketing que podem ser usadas no seu consultório, ajudando a atrair novos pacientes e a fortalecer a sua marca.

Você gostou deste conteúdo? Aproveite e compartilhe o nosso post com os seus amigos dentistas nas suas redes sociais!