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Marca profissional: deixe nas mãos de um especialista

Mesmo que você seja um arquiteto que atenda sozinho aos seus clientes, você precisa de publicidade. O mercado precisa conhecer você, as pessoas precisam achar você e saber dos seus projetos, do seu diferencial. Por outro lado, você, como profissional, precisa saber que os caminhos da Comunicação e o Marketing são perfeitamente trilháveis e perde tempo o profissional que não investe ou investe mal nessa área.

Você pode se perguntar: será que é realmente necessário contratar um especialista para criar a sua marca profissional? É para esclarecer isso que preparamos este conteúdo que pretende lhe mostrar como, sim, é fundamental começar a construir as bases de um negócio de sucesso criando um logotipo profissional.

A maioria dos pequenos negócios ou profissionais que atuam de forma individual, como muitos arquitetos e urbanistas, possuem verba limitada, principalmente quando estão começando, e por isso tendem a cair no erro de criar por conta própria um logotipo (ou simplesmente ignoram este passo fundamental).

Isso é um grande engano e pode custar caro, pois essa economia cobrar a conta (muito mais alta) depois.

O primeiro passo que deve ser dado para um negócio, como o seu escritório, é a sua marca profissional. Todos os outros elementos visuais devem combinar com este, por isso ele é o ponto de partida.

Muitos arquitetos, por terem familiaridade com a área gráfica, até tentam criar seu logotipo por conta própria, sem qualquer ajuda de um profissional. Mas é válido ressaltar que logotipo é um item de grande importância na sua carreira e precisa ser criado por um especialista, alguém que estuda para isso.

É o conhecimento desse profissional que alinhará sua estratégia de marketing com o visual perfeito. E você, como arquiteto, precisa ter certeza de que nada sairá errado e que a qualidade dos seus serviços está representada ali.

E sobre usar um gerador gratuito de logos?

Geradores gratuitos normalmente usam imagens e ícones encontrados facilmente na web. Você corre o sério risco de ter um logotipo com imagens e fontes semelhantes ao de outras marcas ou outros profissionais, já pensou como seria negativo ter sua marca copiada ou copiar sua marca de outra empresa? Esses sites e esses logotipos não são capazes de traduzir o posicionamento da sua empresa e são feitos de forma pouco aprofundada e muito genérica.

Usar ideias prontas e soluções fáceis com escolha de cores sem embasamento teórico é perigoso para sua reputação. Além de gerar uma aparência amadora e serem entregues em arquivos de baixíssima qualidade, nem sempre podem ser utilizados em tamanhos maiores de mídia, como um banner, por exemplo, ou uma placa de fachada.

Meu sobrinho sabe fazer essas coisas, posso pedir a ele?

A construção de uma logomarca demanda do profissional responsável uma análise de todo o seu serviço/produto. É importante levar em consideração fatores como as características da empresa e do público-alvo, o mercado no qual está inserido, os objetivos de comunicação, entre outros aspectos que servem como base para criar e posicionar uma marca.

Esse esforço, anterior à criação da logomarca propriamente dita, é ignorado, muitas vezes, por designers amadores que abrem mão do planejamento na criação de suas identidades visuais.

Por que não devo usar um logotipo provisório?

Se o logotipo do arquiteto muda constantemente, passa uma impressão confusa ao mercado. Isso dá a impressão de que o profissional é instável ou que muda muito a toda hora, o que não é um comportamento saudável para nenhum negócio.

O uso de uma linguagem visual padronizada e constante em toda a comunicação do escritório projeta força, estabilidade e confiabilidade.

Um logo descoordenado e materiais de marketing sem padronização fazem seu consultório parecer inconsistente e duvidoso.

Se seu consultório mostra uma falta de identidade, com materiais que destoam um dos outros, por exemplo, cartão de visita em um estilo, o site em outro e as redes sociais de outra forma, o cliente percebe e isso cria desconfiança.

A consistente comunicação dos valores da marca, por meio de visual, ajuda o mercado a conectar o nome do escritório com a sua identidade.

Por que contratar um profissional para criar a sua marca?

O ideal é que a criação da logo (e do restante da identidade visual) sejam desenvolvidos por um mesmo profissional ou empresa, tudo de uma só vez. Isso vai garantir o alinhamento de todos os elementos da identidade visual.

Como criar uma logo profissional?

Em um processo contínuo de criação, os produtores do trabalho terão condições de fornecer um manual da marca, reunindo em um só processo as peças gráficas, as definições de padrões de cores, e regras de utilização e aplicação da logomarca. Tudo estabelecido com o objetivo de comunicar o conceito da marca na prática, em qualquer tipo de divulgação.

Portanto, se você quer que seu escritório cresça e tenha mais demandas por projetos será necessário investir para que estes valores reforcem sua marca e, como consequência de uma marca forte, você tenha o valor investido em marketing multiplicado em forma de lucro! Saiba por onde começar clicando aqui!

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